
Dor no cotovelo
Epicondilite medial/ Epicondilite lateral
A dor no cotovelo é uma condição muito comum, e uma das causas mais frequentes de dor nesta região é a epicondilite medial e lateral. A epicondilite medial é uma inflamação da origem dos tendões do antebraço, que se inserem no epicôndilo medial do úmero, causando dor na face interna do cotovelo. Já a epicondilite lateral é uma inflamação da origem dos tendões extensores do antebraço, que se inserem no epicôndilo lateral do úmero, causando dor na face externa do cotovelo.
​
Ambas as condições são comuns em pessoas que praticam esportes que envolvem movimentos repetitivos, como tênis, golfe e levantamento de peso, mas também podem ocorrer em pessoas que realizam atividades manuais e de escritório, que envolvem a repetição de movimentos com o braço e o antebraço.
​
Os sintomas da epicondilite medial e lateral incluem dor, sensibilidade e inchaço na face interna ou externa do cotovelo, além de fraqueza na mão e no braço. A dor pode piorar ao realizar atividades que envolvam o uso dos músculos do antebraço, como segurar um objeto, apertar a mão ou levantar um peso.
​
O tratamento para a epicondilite medial e lateral geralmente envolve medidas conservadoras, como o repouso, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, a aplicação de gelo e a realização de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia para reparar o tendão afetado.
​
É importante que as pessoas que realizam atividades repetitivas que possam levar a epicondilite medial e lateral pratiquem alongamentos e exercícios para fortalecer os músculos do antebraço, além de utilizar equipamentos de proteção, como cotoveleiras, para prevenir lesões.